Jean-Marie Gustave Le Clézio é o escritor franco-mauriciano, prêmio Nobel de literatura de 2008, que ficou famoso aos 23 anos com o romance Le Procès-verbal (“O interrogatório”). Le Clézio já publicou mais de quarenta livros e abordou diversos temas, como a loucura e a linguagem.

Imagem em O africano, de Le Clézio, p. 104.
Imagem em O africano, de Le Clézio, p. 104.

L’African (no Brasil, O Africano — Cosac Naify, tradução de Leonardo Fróes), publicado em Paris, em 2004, é um belo relato sobre sua vivência a partir da experiência de seu pai na África.

Em 1948, ao final da segunda guerra mundial, Le Clézio foi à Nigéria, com o irmão e a mãe, encontrar o pai que, antes da guerra, já havia se mudado para a África, onde trabalhava como médico cirurgião. Nessa narrativa, ele nos emociona com a linguagem simples e profunda de que lança mão para contar as experiências do pai e a surpresa de encontrar, depois de anos separados, um homem que não reconhecia, nem mesmo compreendia, mas que era aquele de quem herdou o que ele é.

Entre mortos e feridos, baratas, caranguejos e calangos, Jean-Marie busca sua origem ao escrever a memória que, segundo ele, não é só dele, mas também do “tempo anterior ao [seu] nascimento, quando [seu] pai e [sua] mãe andavam juntos pelas estradas do planalto, nos reinos do oeste de Camarões. (…) das esperanças e angústias de [seu] pai, de sua solidão, seu abatimento em Ogoja (…) dos momentos de felicidade, quando eles dois estavam unidos pelo amor que acreditavam ser eterno.”

Se você nunca leu “O africano”, ou não conhece Jean-Marie Gustave Le Clézio, está na hora de experimentar essa leitura.

Le Clázio, J. M.G. O africano. São Paulo: Cosac Naify. 128 pp.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s