Formada em Letras pela UFMG, com mestrado em Literatura e especialização em Estudos de Mulheres e de Gênero, pela Ohio University, Estados Unidos. Traduz inglês/português, faz versões português/inglês – suas línguas nativas – e traduz espanhol/português. É colaboradora de editoras brasileiras, como Intrínseca, Civilização Brasileira, Novo Século, Ser Mais e Instituto Alfa e Beto (IAB), além de prestar serviço para autores independentes.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Mestrado em Estudos Latino-Americanos – Literatura (2007–2008)

  • Ohio University, O.U., Estados Unidos

Especialização em Estudos de Mulheres e de Gênero (2007–2008)

  • Ohio University, O.U., Estados Unidos

Graduação em Letras – Português/Inglês (1997–2001)

  • Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Livro/Artigos – tradução inglês/português

  • Predestinados, de Josephine Angelini, para Intrínseca, 2008
  • Dever de casa para adultos, de E. Foley e B. Coates, para Civilização Brasileira, 2008, no prelo
  • Profissão professor: O que funciona em sala de aula, para Instituto Alfa e Beto, 2009.
  • O poder da arte, de Boris Groys, para Editora UFMG, 2010, no prelo.
  • A maravilhosa caleche de um só cavalo: A obra-prima do diácono, de Oliver Wendell Holmes, para LTC, 2015 (poema)
  • Platão no Googleplex, de Rebecca Goldstein, para Civilização Brasileira, 2017.
  • O feminismo é para todo mundo, bell hooks. Hired by Rosa dos Tempos, 2018. Original title: Feminism is for everybody.

Livro – versão português/inglês

  • The Incredible Lizard Factory, de Tael Araújo, para iBooks, 2013
  • Etare: The Rise of the Princeps, de Paulo G. Marinho, para Lacruce, 2013
  • Harpia, de João Marcos Rosa, para Agência Nitro, 2009
  • Grande Hotel de Araxá, Eterna fonte da beleza e da memória, de Gabriel Rocha e Marcelo Prates, para Asa de Papel, 2014
  • I Always Fall for the Wrong Guy, de Laura Conrado, para Novo Século, 2014 (trecho da obra)
  • The Day the Wind Disappeared, de Graciela Mayrink, para LPM, 2015 (trecho da obra)
  • Don’t Fool Yourself, de Isabela Freitas, para Intrínseca, 2015 (trecho da obra)
  • The One-Billion-Dollar Click: The Incredible Story of Brazilian Mike Krieger, Cofounder of Instagram, de Filipe Vilicic, para Intrínseca, 2015 (trecho da obra)
  • Turn-Offs: Sex Confessions of a Young Writer, de Jacques Fux, para Rocco, 2015 (trecho da obra)
  • Elena: Daughter of the Princess, de Marina Carvalho, para Galera, 2015 (trecho da obra)
  • Amazing!, de Maurício Gomyde, para Intrínseca, 2015 (trecho da obra)
  • Nihonjin, de Oscar Nakasato, para o autor, 2016. (trecho da obra)
  • It’s the Zika Virus, de Débora Diniz, para a autora, 2016 (trecho da obra)
  • The Art of Neglect, para Intrínseca, 2016 (trecho da obra)
  • Illustrious Poetry, de Pedro Gabriel, para Intrínseca, 2016 (trecho da obra)
  • My Name is Antonio: The Second Book, de Pedro Gabriel, para Intrínseca, 2016 (trecho da obra)
  • Moon Dust, de Clarice Freire, para Intrínseca, 2016 (trecho da obra)
  • A Night Up with Moon Dust, de Clarice Freire, para Intrínseca, 2016 (trecho da obra)
  • Love According to Buenos Aires, de Fernando Scheller, para o autor, 2017 (trecho da obra)
  • How to Kill the Blue Butterfly: A Chronicle of the Dilma Era, de Monica Baumgarten de Bolle, para Intrínseca, 2017 (trecho da obra)
  • Don’t String Yourself Along, de Isabela Freitas, para Intrínseca, 2017 (trecho da obra)
  • Ina, The Three-Legged Ant, de Sérgio Antônio Saldanha, para Amazon e-Book, 2017
  • Don’t Stop!, de FML Pepper, para a autora, 2017 (trecho da obra)
  • 13, de FML Pepper, para a autora, 2017 (trecho da obra)
  • The Devil’s Visit, de Vanessa D.R. Fontana, para Amazon e-Book, 2017
  • Fantastic Tales: Sometimes imagination transposes into reality, de Vanessa D.R. Fontana, para Amazon e-Book, 2017
  • Hooked on Myself, de Laura Conrado, para a autora, 2017 (trecho da obra)
  • The History of Malikah, de Marina Carvalho, para a autora, 2017 (trecho da obra)
  • Secret Dinner, de Raphael Montes, para RT Features, 2017.
  • Purity (feature film script). Hired by Gaya Filmes, 2018.

Tradução espanhol/português

  • Passos debaixo d’água, de Alicia Kozameh, sem editora, 2010
  • Artigos do livro Nações e nacionalismos, Civilização Brasileira, 2015, no prelo

Livros (autora)

  • 17, Belo Horizonte: Quintal Edições, 2018.
  • Dictionary of Caribbean and Afro-Latin American Biography. New York: Oxford University Press, 2014. (Dicionário/Verbetes: Araújo, Olivia; Araújo, Tais; Brandão, Leci; Adriana, Lessa; Margareth, Menezes; Monteiro, Rita; Li, Negra; Soares, Elza)
  • A história de Carmen Rodrigues, São Paulo: Ser Mais, 2014.
  • The Autonomous Sex, Saarbrücke: LAP LAMBERT Academic Publishing AG & Co. KG, 2010.
  • Para ler com fluência: jogos, atividades e desafios (v. 1-4), Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2009. (com Juliana Castro)

Outras publicações

  • Precipício. (roteiro para curta-metragem, inédito).
  • Parênteses. – fiction, HD, 22min, 2013, MG, Brasil, Directors: Gustavo Brandão, Gustavo Pains, and Marinho Antunes. (Screenplay).
  • A Igreja do Diabo. (roteiro de adaptação da obra homônima de Machado de Assis, para curta-metragem, inédito)
  • Ar de Van Gogh. (roteiro para curta-metragem, inédito).

Diversos – tradução e versão

  • Agência Alpha Language Consulting
  • McSill Story Consultancy
  • Revista Rotary Brasil
  • Revista de Biologia e Ciências da Terra
  • Vigilantes do Peso
  • MSR Tradução — legendas
  • Camisa Listrada — legendas
  • Natrilha — legendas
  • Canção Nova — legendas
  • M. Quatro Design — caption, material de publicidade, conteúdo para internet
  • Fazenda Filmes — legendas
  • Trade Produção — legendas
  • TVT — legendas

Intérprete (2010)

  • Write the World in BH, com Mardeene Mitchel e Richard Krevolin 
  • Workshop internacional para o mercado editorial, cinematográfico e publicitário

IDIOMAS

  • Inglês/Português: bilingue
  • Espanhol: leitura fluente, escrita fluente

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

V Congresso Luso-Brasileiro de Autores (2015)

  • Apresentação do artigo “Diversidade e literatura”
  • São Paulo/SP

IV Congresso Internacional de Tradução e Interpretação da ABRATES (2013)

  • Participante
  • Belo Horizonte/MG

Department of Modern Languages Colloquium, Ohio University (2013)

  • Apresentação do artigo “Language in Literature: About Identity, Discourse, and Translation”
  • Athens, OH, EUA.

Chapman University. Symposium Alicia Kozameh: ética y estética y las acrobacias de la palabra escrita (2013)

  • Apresentação do artigo “Linguagem, Discurso, Escrita Feminina – Pasos bajo el agua
  • Orange, CA, EUA.

7th Ohio Latin Americanist Conference (2008)

  • Apresentação do artigo “The Autonomous Sex: Female Body and Voice in Alicia Kozameh’s Writing of Resistance”
  • Athens, OH, EUA.

6th Ohio Latin Americanist Conference (2007)

  • Apresentação do artigo “Women in Argentina and the Development of Feminist Movements: Feminism Before and After Evita Perón”
  • Columbus, OH, EUA.

Outros cursos
2014 – 2014 | Educação em Direitos Humanos
UEMG e EDH

2014 – 2014 | 3a. Oficina Franco-Brasileira de Roteiros Audiovisuais – Festival Varilux de Cinema Francês*
Rio de Janeiro – RJ.
Orientação: François Sauvagnargues
Professores roteiristas: Corinne Klompe e Angelo Cianci
*Selecionada a partir do argumento para longa-metragem intitulado The Secret of the Flesh (O segredo da carne).

2014 – 2014 | XIV Grupo de Formação em Direitos Humanos
UEMG e EDH

2014 – 2014 | Oficina de Roteiro Cinematográfico – 17a Mostra de Cinema de Tiradentes
Tiradentes – MG.
Professor roteirista: Di Moretti

2013 – 2013 | Oficina de Roteiro (documentário) – 7a Mostra CineBH
Belo Horizonte – MG.
Professor roteirista: Joel Pizzini

2013 – 2013 | Oficina de Roteiro – 8a Mostra de Cinema de Ouro Preto
Ouro Preto – MG.
Professor roteirista: David França Mendes

2013 – 2013 | Oficina de Roteiro – 16a Mostra de Cinema de Tiradentes
Tiradentes – MG.
Professor roteirista: Marcelo Vindicatto

2012 – 2012 | Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia Galpão Cine Horto.
Galpão Cine Horto, Belo Horizonte – MG.
Professores dramaturgos: Grace Passô, Márcio Abreu, Roberto Alvin, Newton Moreno.

2011 – 2011 | Oficina – Do desejo ao argumento: a criação do argumento cinematográfico.
Cine Aberto Laboratório de Filmes, Belo Horizonte – MG.
Professor roteirista: Gilberto Scarpa (Diretor e produtor cinematográfico)

2007 – 2007 | Screenwriting (Produção de roteiro para cinema).
Ohio University, O.U., Estados Unidos.
Professora roteirista: Jeanette Buck

Anúncios