À imagem de Deus

Eram 4:44 quando a luz azul que entrava pela janela me acordou. Em estado de vigília, inebriada, comecei a pensar em deuses, diabos e seres humanos.
Essa tríade.

Então, como um mantra involuntário, Gênesis 1:27 se repetia, como se declamado pela própria luz: “Criou Deus, pois, o homem a sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

Naquela semiescuridão pensei que a imagem de Deus é o ser humano — homem e mulher.

Mas nessa história contada no livro de nossas origens, o projeto de Deus falhou. Homem e mulher falharam e foram castigados. Arrependido e com o coração pesado, Deus anunciou que com um dilúvio faria desaparecer o que havia criado.

Por cento e cinquenta dias as águas lavaram a Terra e no dia dezessete do sétimo mês a história recomeçou, com Noé no cume de uma montanha à espera de que as águas minguassem. Quando pôde abrir as janelas da arca, ele soltou um corvo e depois uma pomba, que lhe serviram para anunciar o dia em que a terra estaria seca.

Somente no dia vinte e sete do segundo mês, Noé e sua família puderam sair da arca com todos os animais, e Deus prometeu: “Não tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade; nem tornarei a ferir todo vivente, como fiz. Enquanto durar a terra não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.” (Gênesis, 8:21-22) Pediu que a Terra fosse habitada e que os seres humanos se multiplicassem, e mais uma vez disse, em uma aliança que firmou com os “seres viventes”, que não destruiria a carne.

Mas nessa história contada no livro de nossas origens, o projeto de Deus falhou. Homem e mulher falharam e foram castigados, pela confusão da linguagem.

Naquela semiescuridão pensei que a imagem de Deus é o ser humano — homem, mulher, bem, mal, sementeira, ceifa, frio, calor, verão, inverno, dia, noite… Deus é diversidade.

A diversidade está em nós.

Enquanto os seres humanos repudiarem a diversidade, o projeto da existência terá falhado, porque repudiarão a si mesmos, repudiarão Deus.

Anúncios