Parênteses

Screen Shot 2017-08-28 at 18.14.43SINOPSE 

Década de 1970, certo general ditador afirma que os subversivos, simpatizantes, indecisos e indiferentes morrerão.

Na mesma década, Nicanora luta pelos direitos de expressão, de liberdade e de viver. Sequestrada, mantida presa e torturada, Nick continua a lutar, agora para que sua voz não seja silenciada pelo poder do chumbo e da violência. É na prisão, debaixo de pancadas e na mesa de tortura, que ela consegue escrever sua história de luta, de amor e, sobretudo, de esperança.

Em uma composição de fortes imagens e diálogos, “Parênteses” retoma o cenário do poder ditador e da repressão exercida por governantes. E a partir da trajetória de Nicanora é possível responder à questão: quem venceu a guerra? Repressão, ou liberdade? Ódio, ou amor? Morte, ou vida?

CONCEITO DO CURTA METRAGEM DE FICÇÃO

O curta-metragem Parênteses nasceu do desejo de traduzir em imagens os horrores da ditadura sob a qual vários países da América Latina viveram até a década de 80. Homens e mulheres sofreram nas mãos de pessoas que acreditavam ter poder para “limpar” países e livrar a humanidade do comunismo. Crianças foram separadas da família. Mães perderam seus filhos. As pessoas eram assassinadas ou simplesmente sumiam sem que seu paradeiro fosse algum dia descoberto.

Além da história do Brasil, e de outros países latino-americanos, o curta-metragem Parênteses foi inspirado por toda a literatura que conta o sofrimento das presas políticas – seja em forma de ficção, seja em forma de biografia – assim como por relatórios produzidos por instituições sociais. Aborto e estupro eram maneiras comuns de agredir as mulheres consideradas subversivas. Algumas foram obrigadas a assistir à tortura de filhos ou maridos.

Primordialmente composto por imagens, o filme reconta o sofrimento durante um período em que poucas palavras podiam ser ditas. A passagem do tempo, a violência e a repressão estão representadas em imagens. O uso da luz, a maquiagem e o próprio corpo das personagens serão palavras para o diálogo entre filme e espectador. Cenas fortes e rápidas fazem parte do roteiro da mesma forma fizeram parte da vida daqueles que nem tiveram tempo para compreender o que lhes acontecia. O que se pretende levar para a tela é a sensação vivida por cada uma das presas políticas.

Assista ao filme no Vimeo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios